ÁREA DO ASSOCIADO

04/07/2023

Rede de Associações Comerciais e Meta fecham parceria inédita e vão capacitar MPEs para o comércio digital

FACESP



A Rede de Associações Comerciais e a empresa Meta, dona do Facebook, do Instagram e do WhatsApp, fecharam uma parceria inédita para capacitar as micro e pequenas empresas (MPEs) para o comércio digital. 

Grandes eventos regionais serão realizados pela Meta, em conjunto com as ACs das cidades e as Federações estaduais. Especialistas da empresa de tecnologia e mídia social estarão presencialmente nas Associações para explicar as melhores maneiras de utilizar as redes sociais e o aplicativo de mensagens, a fim de ampliar as vendas e divulgar, de maneira mais eficiente, os produtos e os serviços. 

A parceria foi anunciada nesta segunda-feira (03/07), durante reunião realizada na Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O encontrou contou com a participação de vice-presidentes da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). Da Meta estiveram presentes a head de políticas públicas, Kaliana Kalache; e o gerente de políticas públicas, Marconi Machado. 

“Estamos muito entusiasmados com esta parceria inédita em todo mundo”, afirmou Kaliana. “Teremos a oportunidade levar ao pequeno empreendedor, o conhecimento necessário para que ele cresça e amplie o faturamento”, destacou a head de políticas públicas da Meta. “Esperamos que, a partir do exemplo dado com esta união de forças, o Brasil vire um exemplo para outros países e que iniciativas como essa sejam reproduzidas”, ressaltou. 

Kaliana adiantou que durante os treinamentos, os especialistas vão ensinar que “cada negócio tem a sua particularidade”. “Vamos detalhar e apresentar todos os instrumentos, para que, assim, o pequeno empreendedor entenda o que melhor funciona para ele”, disse. 

“Com o apoio do sistema de Associações Comerciais vamos beneficiar de forma direta o comerciante que está na ponta. Esta parceria tem tudo para ser perene”, avaliou o gerente de políticas públicas da Meta. 

PRESENÇA DIGITAL 

Um dos responsáveis por concretizar a parceria, o presidente em exercício da Facesp, Marco Bertaiolli, destacou que, agora, as Associações Comerciais passam a oferecer às MPEs as condições para que elas aumentem a presença digital e, consequentemente, a competitividade. 

“Nossa rede é a legítima representante das micro e pequenas empresas e precisávamos agir para diminuir este abismo que existe entre o empreendedor e o uso adequado das mídias digitais. Estávamos, há tempos, em busca de uma forma de auxiliar a MPE, na utilização correta e assertiva das plataformas digitais e, com a Meta, buscamos na fonte e alcançamos este objetivo”, frisou Bertaiolli, que também é deputado federal e presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE). 

Bertaiolli explicou que a grande maioria dos comerciantes não têm a expertise para fazer do mercado digital um meio eficaz de venda. “Tudo é feito meio que na intuição. Algumas vezes o resultado é bom, mas, a partir do trabalho em conjunto da Meta com a Associação Comercial, o lojista e prestador de serviço passam a ter na AC um aliado na transformação e inclusão digital”, frisou o presidente da Facesp. 

Além do evento regional, a Meta vai capacitar um colaborador da Associação Comercial para que este possa seguir com o suporte aos empreendedores locais e, ainda, ser um interlocutor entre a entidade e a empresa de tecnologia. 

“Estamos animados com esta parceria, que levou cinco meses para ser efetivada. Devido ao ineditismo, será um processo de aprendizado tanto para Meta quanto para a nossa rede. Fato é que as Associações Comerciais passam a ter a uma grande relação institucional com a big tech. Uma clara demonstração da representatividade e protagonismo do nosso sistema”, finalizou Bertaiolli. 

“A capacitação está completamente alinhada ao nosso PFOR (Programa de Fortalecimento da Rede Facesp)”, disse o superintendente-geral da Facesp, Natanael Miranda dos Anjos. “Uma parceria ousada que exemplifica como a Facesp tem trabalho para fortalecer o sistema associativista. Parabéns, Bertaiolli por enxergar esta oportunidade”, frisou. 

Vice-presidentes da Facesp destacam importância da parceria entre a Meta e as Associações Comerciais

Mais informações:

Cleber Lazo / Comunicação Facesp / cleber.lazo@facesp.com.br / (11) 4240-8034/ (11) 98340-4952 

SOBRE A FACESP: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 59 anos de existência, promove a união das "forças vivas" do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País. É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento. Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo. 

SOBRE O PFOR: O Plano de Fortalecimento (PFor) da Facesp foi criado para oferecer condições econômicas e estruturais para que as Associações Comerciais possam crescer e se desenvolver, tendo como ponto de apoio o trabalho do agente de desenvolvimento regional e do vice-presidente regional da Federação. 

Sobre a CACB: A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) é formada por 27 federações, representantes de cada um dos estados, que agregam 2000 associações comerciais e empresariais que associam, por adesão voluntária, mais de dois milhões de empresários em todo o país, pessoas jurídicas e físicas, de todos os setores da economia. A história da CACB começou há 210 anos, em 15 de julho de 1811, com a criação da Associação Comercial da Bahia. Hoje, com uma das maiores capilaridades do setor produtivo, a Confederação representa e expressa a opinião independente de empresários do comércio, indústria, agropecuária, serviços, finanças e profissionais liberais, de micro, pequenas, médias e grandes empresas.


voltar